A alma do Montanhista

"Os dias que estes homens passam nas montanhas são os dias em que realmente vivem. Quando as cabeças se limpam das teias de aranha e o sangue corre com força pelas veias. Quando os cinco sentidos recobram vitalidade o homem se torna mais sensível e, só então, pode ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estão ao alcance dos mais ousados."

Reinhold Messner

sábado, 24 de julho de 2010

CIM 2010 - Agulhas Negras - Itatiaia - RJ

No dia 04 de julho de 2010, acordamos bem cedo, por volta das 06:00, para seguimos até o Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altura, é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro e a oitava montanha mais alta do Brasil, suas formação rochosa, linda e de certa forma intrigante me impressionou muito, saindo o abrigo, cruzando o lago, seguimos uma trilha muito bem marcada e com vários indicações, estava muito frio e haviam varias poças congeladas, a trilha é bem tranqüila e segue fácil até a base da pedra, a subida pela pedra apresenta alguns trechos de chaminé e outros no qual tivemos que rastejar pelos vãos das pedras, quase no cume tem um lance legal aonde tem que subir até a altura do buraco e ir escorregando pela pedra até chegar na parte exposta, mas no geral não tem muita dificuldade, chegando ao cume é possível avistar vários pontos da região, tais como a Represa do Funil, a Serra Fina, a região de Visconde de Mauá, a vasta região do Vale do Paraíba, onde estão localizadas as cidades do eixo mais populoso do Brasil, o eixo Rio-São Paulo, e o Rio Paraíba, do qual origina o nome do vale. A subida devido a alguns imprevistos foi demorada, então não pudemos ficar muito tempo apreciando sua paisagem descemos por outro caminho, aparentemente mais fácil e com direito a alguns rapeis, devido a ausência de alguns instrutores, fiquei ajudando no rapel, todos gostaram da minha contribuição e se sentiram seguros com minhas instruções,  na base da pedra já estava escuro e ainda tinha um bom trecho até o abrigo parte do grupo decidiu ir na frente para organizar as mochilas, decidi ficar para trás para ajudar, apesar da escuridão a volta foi bem tranqüila, um céu bem estrelado pintava a paisagem da volta, e eu vindo um pouco a frente com o Roberto, (bom amigo e companheiro de trilha) nas pausas para esperar o restante do grupo, aprendia um pouco sobre estrelas e nebulosas, chegamos todos bem ao abrigo e logo saímos apressados para seguir viagem para casa, este foi o ultimo passeio do curso e espero ver todos novamente um dia, mas por enquanto é chegada o hora de sair conhecer as belezas da região do alto tiete.