A alma do Montanhista

"Os dias que estes homens passam nas montanhas são os dias em que realmente vivem. Quando as cabeças se limpam das teias de aranha e o sangue corre com força pelas veias. Quando os cinco sentidos recobram vitalidade o homem se torna mais sensível e, só então, pode ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estão ao alcance dos mais ousados."

Reinhold Messner

domingo, 1 de agosto de 2010

Tudo azul na Pedra do Sapo

Dia 31 de julho de 2010, seguimos para a Pedra do Sapo, fazer um passeio tranqüilo, tínhamos tudo mapeado e calculado seriam menos de seis quilômetros divididos entre estrada de terra e trilha, o grupo, formado pelos aventureiros Edson, Tom e Rodolfo, recebeu a companhia do Bruno e do Alexandre. Pegamos o ônibus às 8:30 para Manoel Ferreira onde descemos e seguimos por estrada de terra e, às 10:00, já estávamos lanchando em frente a casa que fica ao lado do inicio da trilha. Alimentados e descansados, subimos a trilha, com o grupo seguindo minhas instruções, pois eu havia feito o reconhecimento da trilha na segunda-feira, sem muitas dificuldades, às 11:00, chegamos a Pedra do Sapo, o céu estava todo azul, tínhamos uma incrível vista de toda a cadeia de montanhas da Serra do Mar, do litoral de Bertioga e de alguns trechos da Mogi- Bertioga, ventava muito e todos estavam emocionados com este belo espetáculo da natureza, espetáculo que pode deixar de existir se alguns poucos ignorantes não mudarem seus hábitos, parte da mata estava queimada devido a queda de um balão, e como ainda havia fumaça bateu a preocupação do fogo aumentar, felizmente este se apagou. Muitas fotos depois, comecei a montar o rapel do bico da pedra do sapo, este tem um negativo bem legal que assustou um pouco os iniciantes, desci primeiro para verificar tudo, logo após todos desceram, duas vezes cada um, resolvemos fazer uma pausa para o lanche e fazer rapel em outra parede, desta o Alexandre não desceu. Durante o rapel apareceram algumas pessoas para verificar a queimada, como estávamos no alto da pedra e elas foram logo embora não deu tempo para descer e conversar com elas. Às 15:00 reuni o grupo para planejarmos a volta e conferir e guardar o equipamento, decidimos buscar mais aventuras e voltar pelo caminho mais difícil, seguimos então por trilha desconhecida sentido ao KM 79 da Mogi- Bertioga, logo no começo um susto, o Tom que desci pela terra logo atrás de mim escorregou e derrapamos por uns metros na terra, passado o susto muitas risadas, pois saímos desta sujos mas ilesos, os demais desceram com mais cautela, seguimos a trilha, esta também é bem marcada e para minha surpresa após uma longa e difícil subida, passa em mesma altitude e a menos de 200 metros do pico que havíamos chegado no domingo anterior. Seguindo, a trilha tem uma grande descida, neste ponto a preocupação começou bater, pois ela seguia rumo a Esplanada, ao fim desta longa descida, tem uma bifurcação, pegamos a trilha que segue para a direita, seguindo sempre em frente, sentido a trilha que fizemos na nossa primeira expedição nessa região e fiquei mais tranqüilo, logo meus ouvidos detectaram o barulho de água, andamos um pouco mais e todos conseguiram ouvir também ficamos animados com a possibilidade de encontramos a Cachoeira do Sapo que eu até então só havia conhecido através de fotos e relatos do Jorge Soto. Apesar de já ser tarde o ruído de água aumentou consideravelmente e resolvemos sair da trilha procurar a cachoeira, pequena e bela, usufruímos de suas águas para nos refrescarmos e renovar nosso estoque, sem muito tempo seguimos em ritmo forte queríamos estar ao menos na outra trilha, que tanto eu quanto o Rodolfo sabíamos que era bem mais aberta, antes do escurecer, chegamos nela e logo escureceu, apoiados por lanternas seguimos chapinhando na lama e em alguns trecho encontramos alguns pássaros noturnos e um deles rendeu boas risadas, ao ouvir o barulho alguém quase saiu correndo, pouco mais a frente avistamos a casa do seu Geraldo, sinal que a trilha logo acabaria, chegamos por volta das 19:10 no ponto da balança e as 19:40 o ônibus chegou, fim do passeio.