A alma do Montanhista

A alma do Montanhista

"Os dias que estes homens passam nas montanhas são os dias em que realmente vivem. Quando as cabeças se limpam das teias de aranha e o sangue corre com força pelas veias. Quando os cinco sentidos recobram vitalidade o homem se torna mais sensível e, só então, pode ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estão ao alcance dos mais ousados."


Reinhold Messner

domingo, 18 de julho de 2010

Sitio do "Rod" - Lagoa Santa - MG




Dia 22 do novembro de 2007, sempre bem acompanhado pelos meus irmãos, partimos em busca de aventura, o lugar escolhido desta vez foi o sítio do “Rod”. A um quilômetro antes da Gruta da Lapinha está localizada uma área de escalada particular, dentro do sítio do “Rod”. O “Rod”, proprietário do local e escalador, foi o responsável pela criação deste point de escalada, tendo incentivado a abertura das vias conta atualmente com mais de 30 vias grampeadas, a maioria de curta extensão e com grau de dificuldade variando entre 4º e 7º.Além de uma área de escalada dentro do sítio, é possível chegar na Gruta da Lapinha em apenas quinze minutos de caminhada e até a Gruta do Baú em uma hora (a pé). O sítio fica também a cinqüenta quilômetros da Serra do Cipó, sendo uma boa opção para início ou fim da viagem de escalada pela região. O sítio também é uma ótima opção para aqueles que estão se iniciando nos prazeres da escalada. Além do grau de dificuldade das vias não ser muito alto, existe uma área para camping de boa qualidade (gramados planos) e as rochas estão a apenas 3 minutos de caminhada de onde se acampa. Como se só isso já não fosse bom, ainda há uma estrutura auxiliar de cozinha com cadeiras, mesas, geladeira e churrasqueira. A menos de cem metros do sítio existem mercearias (vendinhas) para pequenas compras e bares que servem comida caseira desde que solicitado com antecedência. E se depois de escalar bastante você ainda tiver braço, você pode tentar atravessar a piscina do sítio ou apenas dar um mergulho, com um pouco de sorte é possível até tomar uma sauna.Boas escaladas e espero que você goste do local.

P.S.: Acesso ao sitio do Rod:

O sitio está localizado na estrada que leva a Lapinha, mais ou menos um quilômetro antes da entrada da gruta, ao lado de um antigo cemitério. O ônibus que sai de Belo Horizonte ou Lagoa Santa para na pracinha, onde existe um bar, é só pegar a rua subindo em direção à gruta, logo após uma igreja do lado esquerdo está o portão do sítio.

Para ir de Ônibus:
A empresa é a Unir, a mesma que faz o trajeto Belo Horizonte / Lapinha. Seu telefone para informações de horários e tarifas é 0xx31-3661-1266.

Um comentário:

  1. pow vey... curto pacarai esse sitio...

    é o melhor lugar para lazer e descanso q conheço...

    sem contar que o rod é muito legal!!

    ResponderExcluir